top of page

De acordo com a agência, um defeito no trem de pouso teria sido a provável causa do acidente envolvendo o Boeing 737 na Coreia do Sul

  • Jane Doe
  • Dec 28, 2024
  • 2 min read

Um problema no trem de pouso foi provavelmente a causa principal da sequência de acontecimentos que resultaram no acidente com o Boeing 737-800 da Jeju Air na Coreia do Sul, neste domingo (29), segundo informações de autoridades ouvidas pela agência de notícias Yonhap.


Chung Sung-Jun/Getty Images
Chung Sung-Jun/Getty Images

A aeronave havia partido de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, no sul da Coreia do Sul, transportando 181 pessoas. Até a última atualização desta reportagem, 62 mortes haviam sido confirmadas.

Inicialmente, a Yonhap informou que o acidente aconteceu devido a uma falha no trem de pouso, provavelmente causada por uma colisão com pássaros.


Uma emissora local obteve um vídeo que mostra o momento em que o avião tenta pousar com o trem de pouso recolhido, ultrapassa o final da pista e colide contra um muro em alta velocidade, provocando uma explosão.


Pousar "de barriga", com o trem de pouso retrátil, é uma medida de emergência que, embora rara, pode ocorrer na aviação comercial. Esse tipo de evento, no entanto, normalmente não resulta em mortes.

O que chamou a atenção dos analistas, segundo a agência sul-coreana, foi o fato de o avião ainda estar em alta velocidade na última parte da pista.


Além disso, conforme explicaram os investigadores, o piloto do Boeing havia tentado uma primeira aproximação para pouso em Muan, mas não conseguiu e abortou a tentativa. O acidente aconteceu na segunda tentativa.


ree

O Boeing 737-800 é uma das aeronaves comerciais mais utilizadas no mundo e é considerada extremamente segura. No Brasil, sua principal operadora é a Gol Linhas Aéreas.


O presidente interino Choi Sung-mok, nomeado líder temporário do país na sexta-feira (27) após o impeachment do presidente interino anterior em meio a uma crise política, ordenou que todos os esforços fossem voltados para o resgate, conforme informado por seu gabinete.


Um porta-voz da Jeju Air declarou que a companhia aérea está investigando o ocorrido.

 
 
 

Comments


Top Notícias

bottom of page